segunda-feira, 22 de junho de 2020

OITAVO ANO - RACIOCÍNIO LÓGICO

Escola Municipal Alvaro Lins

Professora: Márcia Luciano Filgueiras

 

Atividade de raciocínio logico

 

Objetivos:

ü  Desenvolvimento do raciocínio do aluno e da família

ü  Trabalhar múltiplos e divisores de forma lúdica

ü  Apresentar um jogo diferente

ü  Brincar

ü  Interação de alunos com algum familiar

 

Expectativa

ü  Diversão entre pessoas de sua família

ü  Que o aluno aprenda a criar estratégias de jogo

ü  Desenvolvimento do raciocínio

ü  Aprenda a fazer os múltiplos brincando

 

Concepções

ü  Aprender brincando

 

Metodologia

ü  Jogo matemático

 

Registro

ü  Resolução de problemas – múltiplos e divisores

ü  Desenvolvimento do raciocínio logico matemático

 

 

Jogos de Mancala

Esses jogos foram considerados, sobretudo na África, como tendo privilégios muito especiais, ligados a aspectos não só de caráter mitológico, como sagrado, hierárquico e divinatório.

Os tabuleiros de alguns jogos faziam parte dos objetos sagrados usados em rituais, e eram peças de muito valor que, geralmente, passavam de geração em geração, sendo reservados aos chefes e a alto dignitários.

Mancala é uma designação genérica dada pelos antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados na África, que guardam entre si diversas semelhanças. Estes jogos se subdividem em três tipos. Desses três, estudiosos já identificaram mais de 200 diferentes “famílias”.

Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez no Ocidente.

 

A origem dos jogos de tabuleiro é muito antiga. O primeiro tabuleiro que se conhece é de pedra, com 12 cavidades dispostas em duas linhas de 6 (fig.1) e pertenceu a uma população que viveu há 7900 anos.

 

 

 

 Em geral, esse tipo de jogo africano é jogado em duplas e apresenta tabuleiro que pode ser produzido a partir de diferentes materiais. Na sua forma original, eram utilizados tabuleiros de madeira como na imagem acima, mas muitos africanos construíam seus tabuleiros com pequenas cavidades na terra ou na areia. O tabuleiro Mancala e as pedras variavam de acordo com os jogadores. Conta-se que os marajás da Índia utilizavam seu tabuleiro Mancala, preenchendo-o com rubis e safiras.

 

Atividade

Esta atividade, é um jogo matemático, que tem por objetivo maior desenvolver o raciocínio lógico matemático de todos os membros da família.

Abaixo segue orientação para o jogo. Bom divertimento a todos.

 

Aale ou kalar ou xadrez africano

 

Material necessário: feijão, cartela de ovos com 12 (2 colunas de 6)

 

 O jogo deve ser jogado em dupla:

 

Regras 1:

1) Colocar em cada cova 4 sementes, dando um total de 24 sementes para cada um dos oasis, e 48 sementes no total.

2) Escolher quem irá começar o jogo.

3) Deve jogar um de cada vez.

4) Do lado do seu oasis, escolha uma cova, recolha todas as sementes e distribua uma semente para cada cova até terminar.

5) Se a sua ultima semente cair em uma cova do oasi de seu adversário com 3 ou menos sementes, recolha elas pois elas são todas suas. Se as covas anteriores também tiverem até 3 sementes, essa sementes também são todas suas. Não devem ser colocadas, as sementes retiradas, novamente no jogo, pois elas são pontos que você estará adquirindo.

6) Quando um dos oasis estiverem vazios, o adversário tem a obrigação de escolher uma de suas covas e retirar uma semente e doar para a cova correspondente (a que está em frente).

7) O jogo terrmina quando não estiver mais sementes suficientes no tabulheiro.

8) Ganha o jogo, quem tiver mais sementes.

 

 

Outra maneira:

Regra 2:

1) Colocar em cada cova 3 ou 5 sementes.

2) Escolha quem irá começar o jogo.

3) Deve jogar um de cada vez.

4) Do lado de seu oasis, escolha uma cova, recolha todas as sementes e distribua uma semente para cada cova até terminar. Quando terminar o seu oasis e ainda possuir semente, retire uma para você e continue colocando do lado de seu adversário.

5) Se uma de suas covas estiverem vazias e a ultima semeste cair nela, todas as sementes que estiverem na cova de seu adversário em frente seram suas.

6) O jogo termina quando um dos oasis estiverem sem sementes.

7) Ganha o jogo, quem tiver mais sementes.

 

 

 

Bibliografia:

 

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/estimulando-raciocinio-logico-atraves-dos-jogos-mancala.htm

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala

 

http://www.clickideia.com.br/blog/blog/mancala-um-jogo-de-raciocinio-logico/

 

https://www.ufjf.br/experimentoteca/jogos/


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