Escola Municipal Alvaro Lins
Professora:
Márcia Luciano Filgueiras
Atividade
de raciocínio logico
Objetivos:
ü
Desenvolvimento
do raciocínio do aluno e da família
ü
Trabalhar
múltiplos e divisores de forma lúdica
ü
Apresentar
um jogo diferente
ü
Brincar
ü
Interação
de alunos com algum familiar
Expectativa
ü
Diversão
entre pessoas de sua família
ü
Que
o aluno aprenda a criar estratégias de jogo
ü
Desenvolvimento
do raciocínio
ü
Aprenda
a fazer os múltiplos brincando
Concepções
ü
Aprender
brincando
Metodologia
ü
Jogo
matemático
Registro
ü
Resolução
de problemas – múltiplos e divisores
ü
Desenvolvimento
do raciocínio logico matemático
Jogos
de Mancala
Esses jogos foram considerados, sobretudo na África,
como tendo privilégios muito especiais, ligados a aspectos não só de caráter
mitológico, como sagrado, hierárquico e divinatório.
Os tabuleiros de alguns jogos faziam parte dos objetos
sagrados usados em rituais, e eram peças de muito valor que, geralmente,
passavam de geração em geração, sendo reservados aos chefes e a alto
dignitários.
Mancala é uma designação genérica dada pelos
antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados na África, que
guardam entre si diversas semelhanças. Estes jogos se subdividem em três tipos.
Desses três, estudiosos já identificaram mais de 200 diferentes “famílias”.
Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas
sociedades africanas e asiáticas, comparável ao
do Xadrez no Ocidente.
A origem dos jogos de tabuleiro é muito antiga. O
primeiro tabuleiro que se conhece é de pedra, com 12 cavidades dispostas em
duas linhas de 6 (fig.1) e pertenceu a uma população que viveu há 7900 anos.
Atividade
Esta atividade,
é um jogo matemático, que tem por objetivo maior desenvolver o raciocínio
lógico matemático de todos os membros da família.
Abaixo segue
orientação para o jogo. Bom divertimento a todos.
Aale
ou kalar ou xadrez africano
Material
necessário: feijão, cartela de ovos com 12 (2 colunas de 6)
O jogo deve ser jogado em dupla:
Regras 1:
1) Colocar em cada
cova 4 sementes, dando um total de 24 sementes para cada um dos oasis, e 48
sementes no total.
2) Escolher quem
irá começar o jogo.
3) Deve jogar um
de cada vez.
4) Do lado do seu
oasis, escolha uma cova, recolha todas as sementes e distribua uma semente para
cada cova até terminar.
5) Se a sua ultima
semente cair em uma cova do oasi de seu adversário com 3 ou menos sementes,
recolha elas pois elas são todas suas. Se as covas anteriores também tiverem
até 3 sementes, essa sementes também são todas suas. Não devem ser colocadas,
as sementes retiradas, novamente no jogo, pois elas são pontos que você estará
adquirindo.
6) Quando um dos
oasis estiverem vazios, o adversário tem a obrigação de escolher uma de suas
covas e retirar uma semente e doar para a cova correspondente (a que está em
frente).
7) O jogo terrmina
quando não estiver mais sementes suficientes no tabulheiro.
8) Ganha o jogo,
quem tiver mais sementes.
Outra maneira:
Regra 2:
1) Colocar em cada
cova 3 ou 5 sementes.
2) Escolha quem
irá começar o jogo.
3) Deve jogar um
de cada vez.
4) Do lado de seu
oasis, escolha uma cova, recolha todas as sementes e distribua uma semente para
cada cova até terminar. Quando terminar o seu oasis e ainda possuir semente,
retire uma para você e continue colocando do lado de seu adversário.
5) Se uma de suas
covas estiverem vazias e a ultima semeste cair nela, todas as sementes que
estiverem na cova de seu adversário em frente seram suas.
6) O jogo termina
quando um dos oasis estiverem sem sementes.
7) Ganha o jogo,
quem tiver mais sementes.
Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala
http://www.clickideia.com.br/blog/blog/mancala-um-jogo-de-raciocinio-logico/
https://www.ufjf.br/experimentoteca/jogos/
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