segunda-feira, 22 de junho de 2020

SÉTIMO ANO - LÍNGUA PORTUGUESA

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____ PROF:______________________________________________________TURMA:____________ NOME:________________________________________________________________________

Leia: 

Um recado das doces Amoras de Emicida


 Em setembro de 2018, o rapper Emicida decidiu se lançar em mais uma jornada, usando as palavras como ferramenta. Desta vez, a aventura foi seu primeiro livro infantil: Amoras, publicado pela editora Companhia das Letrinhas com ilustrações de Aldo Fabrini, surgiu a partir de uma canção de mesmo nome. E fala sobre a importância de nos orgulharmos – desde os primeiros anos de vida – de quem somos. Na história curta, porém cheia de significados, Emicida recorre a figuras como Martin Luther King e Zumbi dos Palmares para lembrar de uma conversa que teve com a primeira filha, Estela. Nesse bate-papo, ele e a garota falam sobre amoras, essas frutas pequenas e que, quanto mais escuras forem, mais doces vão estar. Convido você a ler e reler a conclusão que a menina tira desse pensamento. E para refletir sobre a frase final dela para o pai: “Porque eu sou pretinha também”. Ah, não sabe quem foram Martin Luther King e Zumbi dos Palmares? O livro Amoras explica! Boa leitura!

 Maria Carolina Cristianini. Disponível em:<https://jornaljoca.com.br> ..

 Questão 1 – Identifique o objetivo do texto lido:

( ) contar a história do rapper Emicida.

( ) divulgar um livro do rapper Emicida.

( ) debater um assunto com o rapper Emicida.

 

Questão 2 – Sublinhe a expressão que indica uma circunstância de tempo neste fragmento:

 

“Em setembro de 2018, o rapper Emicida decidiu se lançar em mais uma jornada [...]”

 

Questão 3 – No trecho “[...] surgiu a partir de uma canção de mesmo nome.”, o verbo “surgiu” refere-se ao sujeito:

( ) “a aventura”.

( ) “seu primeiro livro infantil”.

( ) “Amoras”.


Questão 4 – Na passagem “E fala sobre a importância de nos orgulharmos – desde os primeiros anos de vida – de quem somos.”, a autora do texto:

 ( ) cita um trecho do livro “Amoras”. 
( ) conta o assunto do livro “Amoras”.
 ( ) expõe uma opinião sobre o livro “Amoras”.

 Questão 5 – Em “Na história curta, porém cheia de significados [...]”, a conjunção “porém” indica:

 ( ) um fato que compensa o fato anterior.
 ( ) um fato que é a causa do fato anterior.
 ( ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

 Questão 6 – Releia este segmento do texto: “[...] Emicida recorre a figuras como Martin Luther King e Zumbi dos Palmares para lembrar de uma conversa que teve com a primeira filha, Estrela.” O termo “para” introduz:

 ( ) a consequência de Emicida recorrer a figuras como Martin Luther King e Zumbi [...]
 ( ) uma hipótese sobre Emicida recorrer a figuras como Martin Luther King e Zumbi [...]
 ( ) a finalidade de Emicida recorrer a figuras como Martin Luther King e Zumbi dos Palmares.

 Questão 7 – Na oração “Nesse bate-papo, ele e a garota falam sobre amoras [...]”, o pronome “ele” retoma:

 ( ) Emicida.
 ( ) Martin Luther King.
 ( ) Zumbi dos Palmares. 

Questão 8 – Na passagem “[...] essas frutas pequenas e que, quanto mais escuras forem, mais doces vão estar.”, a que frutas o texto se refere?

 ___________________________________________________ 


Questão 9 – Na parte “Ah, não sabe quem foram Martin Luther King e Zumbi dos Palmares? O livro Amoras explica!”, a autora do texto:

 ( ) faz um convite. 

( ) dá uma explicação.

 ( ) estabelece uma comparação.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário